A IMPORTÂNCIA DOS ANTIOXIDANTES PARA ATLETAS


Nosso organismo é uma máquina, e, praticamente todos os processos metabólicos que acontecem nele acabam produzindo algumas “sobras”, chamadas radicais livres. O simples fato de respirar gera radicais livres, e muitos outros fatores também colaboram para sua produção, como a poluição, tabaco, medicamentos, conservantes artificiais presentes em alimentos altamente processados, stress, entre outros. Não há como fugir disso e é uma ação normal do nosso organismo, porém, quando em excesso, os radicais livres podem acabar causando danos às células, provocando envelhecimento celular precoce, afetando o sistema imunológico e até propiciando o surgimento de células cancerígenas.

Para auxiliar no controle e equilíbrio dos radicais livres, é essencial a ingestão de agentes antioxidantes, que são compostos bioativos encontrados principalmente nos alimentos de origem vegetal e que tem o poder de neutralizar grande parte dos radicais livres, minimizando sua ação nociva. 

Atletas de alto rendimento e praticantes de atividades físicas intensas aceleram o processo de oxidação celular e, portanto, geram muito mais radicais livres, já que há aumento na frequência cardíaca e na respiração. Uma dieta rica em alimentos fontes de antioxidantes é uma estratégia eficiente e essencial para combater ou retardar esse processo, além de garantir melhor recuperação e aumento na performance.


Eles estão presentes na maioria dos vegetais, conforme dito anteriormente, principalmente nos mais coloridos, de cores fortes como o verde escuro, o alaranjado, vermelho, amarelo, roxo e rosa. Muito deles são pigmentos que protegem os vegetais de agressores externos como animais, fungos, bactérias, calor, sol e outros. A ciência vem descobrindo que essas substâncias também exercem as mesmas funções de proteção no corpo humano. Portanto, quando falamos da importância de uma alimentação colorida, diversificada e natural, estamos pensando no aporte de todos esses compostos bioativos e antioxidantes.


Veja abaixo alguns importantes antioxidantes e em quais alimentos encontrá-los:

-Vitamina C: frutas cítricas e vegetais verdes escuros

-Vitamina E: óleos de milho e girassol, oleaginosas

-Flavonóides: suco de uva, vinho tinto e morango

-Betacaroteno: mamão, cenoura, abóbora e manga

-Licopeno: tomate, melancia e goiaba

-Catequinas: chá verde e chá preto

 

MOTHER Nutrients

 

Escrito por: Alessandra Luglio

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