CÂNCER DE MAMA, SUPERAÇÃO E VEGANISMO


Ter uma alimentação plant based diminui as chances de desenvolvimento de diferentes doenças, mas infelizmente não exclui que alguma se manifeste - até porque é algo que se combina a diversos outros fatores. Chegando ao fim do mês rosa, esperamos que as campanhas de diversas marcas tenham cumprido seu papel: orientando e informando a prevenção da manifestação do câncer mamário. Ainda assim, é igualmente necessário enaltecer mulheres incríveis que superaram essa doença e deram a volta por cima. 

Um baita exemplo disso é a Cris que aos 39 anos descobriu o câncer de mama, passou por várias cirurgias, retirou as duas mamas e hoje, aos 42, felizmente está curada. Ela hoje serve como exemplo de superação e força. 

Câncer de Mama | MOTHER Nutrients

Foto cedida pela entrevistada

Acontece que essa história ainda tem um ponto mais especial: a Cris é vegana. Ela optou por esse estilo de vida aos 38 - pouco antes de diagnosticar o câncer de mama. 

"Quando falei pros primeiros médicos que eu era vegana foi um auê. 'Não, que tu não pode, tem que comer pelo menos ovo... porque tu tem que comer carne'".

Difícil, né? Apesar disso, mesmo com todo preconceito por parte da equipe do hospital, ela não baixou a cabeça e procurou médicos capacitados que compreendessem seus ideais e que ajudaram a seguir o tratamento de acordo com eles. E isso é muito f*da. Ela encontrou profissionais que acalmaram e empatizaram com esse momento que ela estava passando, sem julgamentos quanto às escolhas e de vida dela. 

Na primeira quimioterapia, ela conta que a enfermeira a tranquilizou e afirmou já ter feito esses procedimentos em outras mulheres veganas e que tudo tinha ocorrido muito bem - muitas vezes até melhor do que em pacientes não veganos. É disso que precisamos nesse momento, de pessoas positivas e que estejam do teu lado. E a Cris ainda deu muito o que falar pra todos que não apoiaram o estilo de vida dela: 

"Passei pelo câncer. Sobrevivi ao câncer. Curei a doença, passei por todas as cirurgias e a recuperação foi ótima".

Câncer de Mama 2 | MOTHER Nutrients

Foto cedida pela entrevistada.

A Cris vê a vida de um jeito mega especial! Ela não admite se alimentar com a dor e sofrimento de outro ser. E não é que em um momento super delicado, o veganismo também beneficiou a saúde dela?! Hoje ela afirma com muita convicção: “Eu não voltaria a comer carne nem que me pagassem 1 milhão de dólares. Eu me sinto muito melhor agora”. A Cris lutou e venceu o câncer também com a luta pessoal por um mundo melhor. Ela é uma guerreira e exemplo de força, persistência e superação.

 

Feito por: @vegalizai

 

Leia também: Existe Ômega-3 Vegano?