CONSEGUIMOS ABSORVER CÁLCIO SEGUINDO UMA DIETA VEGANA?


Ao redor do mundo, consumidores estão optando cada vez mais por abdicar de produtos como carne, laticínios e ovos em favor de um estilo de vida vegano. Se este é o seu caso, ou ao menos esteja considerando reduzir sua ingestão de produtos de origem animal, você pode estar preocupado com a perda de certas vitaminas e minerais. 

Não seja por isso! De acordo com muitos profissionais da área de saúde, se você seguir um plano alimentar equilibrado, com uma dieta baseada em plantas, você absorverá todos os nutrientes necessários, incluindo o cálcio. Isso mesmo que você leu! É sim possível obter cálcio o suficiente a partir de uma dieta vegana.

Cálcio na dieta vegana | MOTHER Nutrients

O Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM) - composto por mais de 150.000 médicos - afirma que a fonte mais saudável de cálcio na verdade não é o leite, mas sim verduras e legumes de folhas escuras. "Brócolis, couve-de-bruxelas, couve, mostarda verde, acelga, rúcula são alguns exemplos de plantas eu contém um grande nível de cálcio, além de apresentarem um perfil altamente absorvível do nutriente, e uma série de outros nutrientes saudáveis", diz a organização em seu site. "A exceção é o espinafre, que contém uma grande quantidade de cálcio, mas tende a se prender muito a ele, fazendo que você absorva menores quantidades dele.”

Se levarmos em conta o dano potencial que o leite de vaca e seus derivados representam, a ingestão dos mesmos para a absorção do cálcio acaba não compensando. "Os produtos lácteos contêm cálcio, mas é acompanhado por proteínas animais, açúcar lactose, fatores de crescimento animal, drogas ocasionais e contaminantes, e uma quantidade substancial de gordura e colesterol em todas, exceto nas versões desengorduradas", observa a organização.

O PCRM também observa que, embora seja totalmente possível obter cálcio suficiente na sua dieta vegana, é importante fazer exercício suficiente para manter-lo. Isto vale para qualquer dieta, observa. "As pessoas ativas tendem a manter o cálcio nos seus ossos, enquanto as pessoas sedentárias perdem cálcio", explica.

 

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