NOVEMBRO AZUL: É HORA DE PENSAR NA SAÚDE


Esse mês é todo azul. Novembro nos lembra da importância de falar sobre a saúde do homem e sobre toda a resistência que ainda existe em abordar o câncer de próstata em público. Ainda é um assunto visto como tabu na sociedade, principalmente por toda a dificuldade do homem de falar sobre suas esferas sexuais. 

Desde cedo são criados mecanismos em torno da construção da masculinidade, de força, virilidade e dominação. E isso faz o homem não se importar com questões ligadas a saúde. Mas no caso do câncer de próstata, isso vai muito além. 

Um dos processos para saber se há câncer na próstata, é fazer o exame de toque. E é aí que há a maior resistência. Esse exame é feito a partir do toque retal para que o urologista analise possíveis alterações na próstata. Esse exame não te torna frágil e não muda a tua orientação sexual, ok? É necessário que o homem cuide da saúde e do corpo.

O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais comum nos homens, somente atrás do câncer de pele. O risco aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Se tu, homem, sente diminuição do jato urinário, incontinência urinária e aumento de fazer xixi durante a noite: procure um urologista. Se tu já sente dor retal, inchaço nas pernas, sangue nas urinas/fezes e dor lombar, procura correndo um urologista.

Prostata | MOTHER Nutrients

Entre os fatores de risco estão a idade, histórico familiar, raça, obesidade e dieta. Dieta?! Como assim? Segundo o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde, enquanto alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra a doença, outros podem aumentar o risco de desenvolver câncer. Uma dieta rica em alimentos in natura, especialmente os de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, é capaz de prevenir o surgimento da doença. Mais um pontinho pra dieta plant based (yesssss!).

Prostata | MOTHER Nutrients

Então combina com a gente que, além da tua masculinidade não interferir em nada na tua procura pelo médico, tu ainda vai cuidar da alimentação como prevenção, ok? É muito importante a gente falar sobre isso, se informar e estar sempre com os exames em dia. O homem não precisa se sentir enfraquecido por querer cuidar de si. Tá tudo bem!

 

Escrito por: Vegalizai

 

Leita também: Como controlar o diabetes com uma dieta vegana?