O que é Plant-Based Diet?


O que é Plant-Based Diet?

Plant Based Diet, ou melhor Whole Food Plant based Diet (WFPBD), que poderíamos traduzir para o português como “Dieta à base de alimentos vegetais íntegros”  é um conceito alimentar adaptado na atualidade que valoriza o consumo de alimentos de origem vegetal.

Trata-se de um modelo alimentar puro, limpo, com compaixão, saudável, equilibrado, rico e nutritivo. No conceito Plant Based, todos os alimentos de origem vegetal, e todas as suas partes, colaboram para o fornecimento de nutrientes essenciais, combinando-os ao longo do dia e nas refeições alcançamos o equilíbrio sinérgico nutricional que garante a saúde, sem excessos, sem carências. O Plant based é o modelo alimentar que mais nos aproxima da natureza, com harmonia e respeito, afinal, somos parte dela. 

A Academia de nutrição e dietética americana, em seu último parecer (Guideline), classificou este modelo dietético como seguro e nutritivo para todas as fases da vida, da gestação à senilidade. Evidências sugerem que dietas à base de plantas podem reduzir o risco de doença cardíaca coronariana em 40% e o risco de eventos de doença vascular cerebral em 29%. Essas dietas também reduzem pela metade o risco de desenvolver síndrome metabólica e diabetes tipo.  

Outro grande ponto dessa dieta, motivos pelos quais vem sendo seguida por muitas pessoas, é o fato da WFPBD ser um modelo dietético que promove consciência ambiental, uma vez que o uso de recursos naturais é significativamente muito menor para a produção de vegetais do que de alimentos de origem animal.

Um relatório da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) reconhece o problema e adverte que o impacto da pecuária sobre o ambiente é imenso e precisa ser tratado com urgência. Nesse relatório, fica claro que a criação de animais para consumo humano é um dos principais responsáveis por quase todas as crises ambientais atuais, como destruição de florestas, desertificação, perda de biodiversidade, escassez de água doce, poluição da água e erosão do solo (2).

Optar pela WFPBD é sair da zona de conforto, mudar de direção, ir contra o senso comum, reavaliar e rever valores e princípios em prol de si mesmo, através dos diversos benefícios proporcionados à saúde e, também, em prol do outro já que os benefícios e impactos para o planeta e para os animais são indiscutíveis.