PROTETOR SOLAR AFETA OS OCEANOS?


É muito legal ver as mudanças do nosso mundão! As pessoas parando de usar canudo de plástico, substituindo o glitter convencional pelo biodegradável, andando por aí com ecocopos e ecocoisas. A consciência coletiva chegou pra despertar pensamentos que não tínhamos antes e, com eles, mudar antigos hábitos que faziam mal pro nosso planeta e nós nem sonhávamos. 

Com essa consciência, cada vez refletimos sobre mais pontos e temos que sair da nossa zona de conforto para mudar. “Como assim vou ter que andar com uma ecobag pra não usar mais sacola plástica?”, “Vou comprar um copo reutilizável pra deixar de pegar de plástico toda vez?”... e taaantas outras organizações que temos que fazer, e no fim acabam por se tornar hábitos convencionais.

Oceano | MOTHER Nutrients

Entre essas reflexões, depois de toda a onda do glitter biodegradável, surge mais um questionamento que ainda deixamos muito fora das pautas da sustentabilidade, mas é tão relacionável com a natureza quanto os demais: o protetor solar. Já parou pra pensar que nós passamos esse produto químico e em seguida, sem pensar muito, entramos no nosso marzão? Vai toda química direto pra água!

Inclusive descobrimos não ser nenhuma novidade: há anossss os cientistas vem alertando que a oxibenzona, presente no protetor solar, é o principal responsável pela morte dos corais e vem prejudicando a vida marinha. F*da, né? 

MOTHER Nutrients

Ok, mas o que tu pode fazer com essas infos? Peraí que há uma esperança: 

É só ler o rótulo. Isso aí, bem fácil. Como identificar os que fazem mal pros oceanos? Conhecidos como protetores químicos, tem na composição  oxibenzona, homosalato, ensulizole, 4-metilbenzilideno-cânfora e octinoxato. Já os que tão permitidos usar, os protetores físicos, tem óxido de zinco e/ou dióxido de titânio, entre outros ingredientes. Viu como é fácil e tranquilo? É só ter um pouquinho de paciência na busca pelas prateleiras da farmácia.

Protetor solar | MOTHER Nutrients

Vamos juntos cuidar da nossa casa nesse verão?

 

Escrito por: @vegalizai

 

Leia também: Dietas de verão