RECEITAS NATALINAS DA MAMÃE


É, 2019 passou voando e lá estamos nós em mais um fim de ano. Época de confraternizações, festas e encontros. É bom demais, né? E melhor ainda é quando conseguimos conciliar com o estilo de vida que escolhemos com tanto carinho: o veganismo. 

Entre tantas datas, tem uma em especial, o Natal! Sinônimo de presentes (quem não gosta, né?), comilança e, pros mais religiosos, vida. Então vamos refletir? N-a-d-a faz mais sentido do que comemorar com apenas vida no prato, com comidas deliciosas e plant based. 

Vamos ao que interessa? Pra você não passar a noite comendo arroz com passas, selecionamos receitas que vão fazer até o tio do “pavê ou pra comê?” se deliciar.

Receitinhas veganas para um natal muito mais especial e sem crueldade:

 

FAROFA DE BANANA

-2 colheres de sopa de azeite de oliva

-2 dentes de alho picados

-1/2 xícara de chá de cebola picada

-2 xícaras de chá de farinha de milho

-3 colheres de sopa de tempero verde picado

-2 bananas nanicas maduras tamanho médio picadas

-sal a gosto

-pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo: Em uma panela ou frigideira antiaderente em fogo médio, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola até dourarem um pouquinho. Coloque a farinha de milho e diminua o fogo. Tempere com sal e mexa até ficar dourada e crocante. Adicione a banana picada e o temperinho verde, misture e deixe por mais alguns minutos. Por fim, tempere com a pimenta e está prontinho. 


SALPICÃO 

-1 xícara de chá de cenoura ralada

-1/2 xícara de chá de maçã verde picada

-1/2 xícara de chá de milho em conserva

-1/2 xícara de chá de salsão bem picado

-1/2 xícara de chá de azeitonas picadas

-1 xícara de chá de cubinhos de batata cozida

-1 xícara de chá de ervilha

-1/2 xícara de chá de uva passa

-1/2 xícara de maionese vegana 

-1 colher de sopa de mostarda

-Suco de meio limão

-1/2 xícara de chá de salsinha e cebolinha picadas

-Sal e pimenta moída a gosto

-Batata palha

Modo de preparo: Em uma vasilha grande, coloque a cenoura, a maça verde, o milho, o salsão, a azeitona picada, os cubinhos de batata cozida, a ervilha e a uva passa. Adicione a maionese vegana, a mostarda, o suco de limão, a salsinha e a cebolinha e tempere com sal e pimenta. Misture bem e coloque na geladeira por 2 horas. Quando for comer, coloque batata palha por cima.

*Pra maionese vegana: 

-2 xícaras de chá de floretes de couve-flor cozidos no vapor e picados

-Sumo de meio limão 

-1 alho

-1/4 de xícara de chá de azeite de oliva

-1/2 colher de sopa de polvilho azedo

-Sal a gosto

-Pimenta a gosto

Bata tudo no liquidificador, colocando azeite em fio, aos poucos, até a maionese ficar lisinha. Se tiver difícil para bater, acrescentar um pouco de água. Depois, coloque em uma panela no fogo e mexa até que engrosse.

 

STROGONOFF VEGANO

-1 cebola grande 

-3 dentes de alho

-Azeite de oliva

-Sal a gosto

-Temperinhos como pimenta, orégano, noz moscada, cúrcuma OU o que tu quiser e tiver.

-1 abobrinha grande (da pra usar grão de bico)

-1 brócolis inteiro

-3 tomates médios

-2 colheres de sopa de shoyo 

-Creme de soja (do mercado ou olhem a #molhodecastanhasvegalizai no @vegalizai)⠀⠀⠀

Modo de Preparo: Corta tudo! Cebola, alho, abobrinha em pedaços médios, arvorezinhas do brócolis e tomate. Frita a cebola e o alho até ficarem com aquele cheirinho perfeito e depois, frita os legumes por uns 2 minutinhos. Coloca o tomate picado e todos os temperinhos. Mistura bem e deixa ele ir cozinhando, apertando o tomate com a colher de pau, pra ir soltando toda a água dele. Depois de uns 4min (quando o tomate ja estiver bem desmanchado), vai colocando água aos poucos e mexendo. Quando o molho de tomate estiver bem encorpado, coloca o shoyo. Agora, é só desligar o fogo e ja colocar o creme de soja ou o molho de castanhas, mexer bem e esta pronto.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Pra acompanhar, um arroz soltinho e batata palha.


SORVETE VEGANO

-1 abacate grande maduro

-Suco de 1/2 limão

-3 bananas médias congeladas

-10 morangos congelados em pedacinhos

Pra calda: Chocolate meio amargo derretido (conferir rótulos pra ver se é 100% vegano)

Modo de Preparo: Bata o abacate, o suco de limão e as bananas no liquidificador ou mixer, até ficar bem cremoso. Depois, acrescenta os morangos fatiados e mexa. Leva ao freezer por 2h, tira, mexe bem pra não cristalizar e coloca por mais 2h no freezer. Depois de 4h está prontinho. Só finalizar com a calda de chocolate!

 

Com essas receitinhas, a família até desiste do peru e vai comer tudo contigo! Precisamos ser resistência nessas celebrações e mostrar que dá sim pra comer muuuuito bem sem crueldade. Vamos comemorar essa data com muita vida e com pessoas que amamos.

 

Escrito por: Vegalizaí

Leia também: Dietas de verão