TRANSIÇÃO PARA O VEGANISMO: PORQUE MUDAR É PRECISO


Mudar nunca foi fácil, disso todo mundo sabe. Mas mudar aquilo que é tido como verdade absoluta não só pra você, mas pra toda sociedade, cá entre nós, deixa tudo ainda mais difícil.

A gente nasceu - não importa se nos anos 30, 60 ou 90 - com a ideia de que se bebe leite no café da manhã, se come carne no almoço e ovo no jantar. E parar pra pensar sobre a procedência daquela caixinha branca na mesa do café, da fatia de bife no prato ou de mexido na frigideira é algo que foge do padrão, afinal, a gente já tem tantas outras coisas pra se preocupar, né? Mas felizmente um pessoal parou pra pensar.

Veganismo | MOTHER Nutrients

A partir do momento em que se abre pra compreender "o comer" como um ato que, apesar de tão simples e rotineiro, impacta na sustentabilidade do planeta, na preservação de espécies e na nossa própria saúde, fechar os olhos já não é mais uma opção. Essa transição é uma montanha-russa da qual você nunca sabe o que esperar. Começa com a responsabilidade absurda de repensar tudo que se coloca na boca (se parece fácil, saiba que não é). E apesar da dificuldade inicial, descobrir novos sabores com a consciência limpa é uma recompensa sem igual - quando a gente pensaria que lasanha de berinjela ia dar bom? Em que mundo grão de bico substituiria um hambúrguer? Pra além disso, passamos a consumir de marcas mais específicas, nossas opções de vestuário mudam, repensamos cosméticos e não sobra nem pra suplementação alimentar! 

Veganismo | MOTHER Nutrients

E com toda essa transformação também rola de um pessoal passar a se sentir no direito de questionar o teu estilo de vida e ironizar a sua luta… mas calma! Porque ao mesmo tempo também tem gente que te escuta, te admira e que te surpreende com atitudes que você possivelmente nem esperaria. E quer saber? Tá tudo exatamente como deveria ser. Não dá pra querer mudar ficando parado no mesmo lugar. Sempre vai ter gente que odeia a ideia de tirar a barreira do lugar, afinal, “pra que se dar o trabalho?”. Mas fazer esse movimento também te torna referência pra outras pessoas que tem curiosidade de entender o que existe por detrás dessa barreira e que vai estar do teu lado pra romper quantas mais forem precisas. 

Pra desmistificar a ideia de que essa transição é algo complexo e difícil de se atingir, nas próximas semanas vamos trazer histórias reais de quem já passou por isso e tá aí pra provar que é super possível e necessário.

Mudar nunca é fácil, mas é preciso. 

 

Escrito por: Vegalizai

 

Leita também: Atletas que venceram o câncer de próstata e voltaram a brilhar